Sobre o seminário



       O evento denominado “Seminário Diálogos Interdisciplinares” nasceu da necessidade crescente dos alunos da graduação e da pós-graduação em História de expandir seus debates com as outras áreas do conhecimento, dado o crescimento do espaço de atuação do historiador. Em 2011, ocorre a segunda edição do evento que busca mais uma vez estreitar esses diálogos. 
Este ano intitulado “Da arte a política no Pará – os múltiplos caminhos da Historiografia na Amazônia” pretendemos dar luz as novas relações estabelecidas entre diversas disciplinas que possuem afinidades com a História, promovendo um debate em que profissionais e estudantes das áreas de História, Sociologia, Antropologia, Arqueologia, Pedagogia e Letras e demais ciências possam se inteirar e engendrar novas perspectivas teóricas e metodológicas através das discussões interdisciplinares em seus variados âmbitos temáticos e temporais.
Com isso, organizou-se uma série de propostas de mesas-redondas, palestras, conferências, mini-cursos e grupos de trabalhos que visam discutir as possibilidades de pesquisas existentes entre os eixos História e Literatura, História e Antropologia, História e Educação, História e Arqueologia, História e Ciências sociais.
O Seminário será realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA) e buscará envolver discentes e profissionais dessas áreas de conhecimento e demais interessados das Universidades e Faculdades de Belém. Ao todo, serão 250 participantes que participarão como ouvintes e/ou discutirão suas produções científicas nos grupos de trabalhos organizados por alunos e professores da graduação e pós graduação, e que terão direito a publicação nos Anais do Evento. 
O evento ocorrerá nos dias 14 a 17 de junho e contará com uma carga-horária total de 40 horas de participação. Os ganhos do evento serão revertidos para o custeamento da viagem dos estudantes que tiveram trabalhos selecionados XXXI ENEH (Encontro Nacional dos Estudantes de História) bem como para o Centro Acadêmico de História.