Mini-cursos



Os mini-cursos disponíveis são:



Local: Bloco B, campus básico da UFPA.

1. Fontes do período da Cabanagem – Prof.ª Msc. Danielle Figuerêdo Moura (FIBRA/ ESMAC)



2. História e Antropologia do corpo – Prof. Doutorando Rui Jorge Moraes Martins Junior (UFPA/PPGCS)



3. História e Movimentos Sociais – Prof.ª Msc. Edivania Alves (UFPA) 



4. História e Natureza – Prof.ª Dr.ª Leila Mourão (UFPA/FAHIS)



5. Entreletras: práticas de evidências – (Re) visitando a memória para significar a História –  Graduando John Müller e alunos do curso de Letras  (Língua Portuguesa)  CANCELADO.


6. A educação na Primeira República no Pará – Prof. Msc. Felipes Moraes (UFPA)
Nos últimos anos, a História da Educação vem despontando como um dos mais promissores campos da discussão historiográfica. Com várias perspectivas teórico-metodológicas, temáticas, abordagens e problemáticas, e ao mesmo tempo, um número considerável de corpus documental, a História da Educação tornou-se de vez um dos campos historiográficos por excelência, com ampla possibilidade de pesquisa. O presente mini-curso tem dois objetivos ao discutir sobre a educação na Primeira República no Pará. Por um lado, fazer um debate teórico-historiográfico, de modo a apresentar o quadro de referência das teorias cientificistas que influenciaram a intelectualidade brasileira na segunda metade do oitocento e, necessariamente, estabelecerem a relação entre sociedade e educação em nível nacional, e as suas reverberações no caso paraense. Por outro, fazer uma discussão mais prática pautada na análise da documentação que nos possibilita vislumbrar o fenômeno educacional sob a égide da ordem republicana no Pará.


7. Inquisição na Amazônia: historicidade, intolerância e repressão – Graduanda Leila Alves (UFPA)

Tem por finalidade mostrar como surgiu o Tribunal do Santo Ofício, suas influências medievais e sua reedição pelos reis espanhóis em 1478 e a partir deste ponto chegar a Portugal, e consequentemente ao Brasil dando ênfase a visitação ao Grão-Pará e Maranhão no ano de 1763.



8. A Cura Mágica: o Reencantamento do sagrado pela Renovação Católica Carismática em Belém – Prof.ª Patrícia Guilhon (IFPA)
O objetivo deste mini curso, é fazer uma abordagem sobre a Renovação Carismática Católica no cenário religioso brasileiro contemporâneo à luz das ciências sociais e mais especificamente da antropologia. A RCC é um dos fenômenos religiosos de maior expressão da virada do século passado para este, num contexto denominado por alguns pesquisadores como pós-moderno. Nascida da influência do pentecostalismo protestante que invadiu as fronteiras do catolicismo, recuperando um considerável rebanho perdido, arrebatando milhares de fiéis para os templos católicos, a RCC tem sido alvo constante de críticas e disputas dentro e fora da Igreja Católica, bem como ao longo da sua trajetória tem conquistado espaço institucional e cada vez mais adeptos. Os estudiosos do panorama religioso atual, especialmente os sociólogos, tem atribuído o rápido crescimento do movimento carismático e o sucesso dos seus rituais á magia, ou melhor, ao reencantamento do sagrado no interior dos templos católicos.Para estes autores, que seguem uma abordagem weberiana de “desencantamento do mundo”, os movimentos religiosos de influência pentecostal, e mais especialmente os neopentecostais, no qual a RCC encontra-se inserida são responsáveis pelo retorno da magia nas práticas religiosas cristãs. Neste trabalho, pretendo seguir esta análise tendo as práticas de cura carismáticas como lugar privilegiado, no qual a magia se desenrola e acontece. Os rituais carismáticos e suas performances espetacularizadas e teatralizadas, tem como base a cura das pessoas nos seus mais diversos aspectos: físico, interior, espiritual e ancestral, num processo denominado por Thomas Csordas de Sacred Self. Outra questão que será ressaltada é o aspecto midiático que estes fenômenos religiosos assumem, transformando bens religiosos em mercadorias, no qual a relação dos homens com o sagrado é regulada por uma lógica de mercado, tendo a competitividade e a disputa como características marcantes deste cenário, levando à tensões e embates que beiram a uma Guerra Santa.  



9. TEMAS EM HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: A política nacional de educação ambiental e as políticas de ações afirmativas por meio das leis 10.639/03 e 11. 645/08 - Mestrando Alexandre Rodrigues da Silva Nunes (UFPA/PPGED/ICED) e Mestrando Rogério Guimarães Malheiros (UFPA/PPGED/ICED)
O ensino de História vem se modificando diante das demandas sociais contemporâneas, nesses contexto, pretendemos discutir questões relativas as Lei nº10.639/2003, Lei nº 11. 645/2008 como políticas públicas de ação afirmativas e como mecanismos relevantes para desfigurar situações preconceituosas no cotidiano escolar e nos demais espaços sociais. Ao analisarmos os mencionados dispositivos legais procuraremos destacar as alterações na LDB referentes a inclusão no currículo da educação básica a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Temos ainda os debates promovidos acerca das questões socioambientais que culminam na Lei nº 9.795 que dispões sobre a Educação Ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental, ressaltando a relevância da temática de modo multi, trans e interdisciplinar em todos os níveis da educação. Nesse sentido, pretendemos traçar um diálogo acerca das discussões sobre o currículo e formação docente no que tange a observância das Instituições de ensino superior para elaboração e implementação de currículos que perpassam os temas propostos.


10. História e Legislação Indígena na Amazônia: De colônia aos debates atuais -  Mestranda Alik Nascimento de Araújo (UFPA/PPGHIST) e Mestranda Vanice Siqueira de Melo (UFPA/PPGHIST).







* Para efetuar inscrição no mini-curso basta indicar na ficha de inscrição.